Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

O que é a bíblia? Parte 5. Torre (por Rob Bell)



Série de reflexões sobre a Bíblia, escrita e publicada originalmente em inglês, no tumblr, pelo próprio autor Rob Bell e sua equipe. (http://robbellcom.tumblr.com/post/66107373947/what-is-the-bible).
Transcrito e adaptado para portugues por Marcus Vinicius Epprecht com autorização do autor. Proibida a reprodução para fins comerciais ou qualquer forma de ganho sobre este texto sem a autorização expressa do autor e do tradutor.
Revisado por Felipe Epprecht Douverny e Fernanda Votta Epprecht.
Publicado em português simultaneamente nos seguintes endereços:




Parte 5. Torre


Estamos na 2.a semana (na publicação original em inglês) da minha série sobre a Bíblia. Pronto pra continuar? Porque nós estamos apenas começando! Depois de ter passado um pouco de tempo refletindo sobre as inundações e os peixes, vamos voltar nossas energias para uma torre e um filho.

Em Gênesis 11 lemos a história da torre de Babel, aquela em que as pessoas decidem que vão construir uma torre que alcance o céu

para que possam erguer um nome para elas mesmas e não serem espalhadas sobre a face de toda aTerra,

mas Deus vem e inspeciona o que estão fazendo e decide que, se eles podem fazer isso

nada do que eles planejarem fazer será impossível para eles,

e assim Deus decide:

Vinde, desçamos e confundamos a língua deles para que eles não entendam mais um ao outro”.

Fim da história.

Bem, eu estou assumindo agora que você se aproxima de uma história como esta, à procura de informações, sugestões, qualquer coisa para ajudá-lo a entender melhor o que estava acontecendo neste momento na história, de modo que você possa responder às perguntas interessantes que você faria sobre qualquer coisa na Bíblia:

por que as pessoas acham essa história importante a ponto de valer a pena passá-la adiante?

Ainda bem que você faz essa pergunta.

Em primeiro lugar, quem construiu Babel?
Se voltarmos um capítulo lemos que

Cuxe era o pai de Nimrod, que se tornou um poderoso guerreiro na terra. Ele era um poderoso caçador diante do Senhor … Os primeiros centros do reino eram Babilônia (também conhecido como Babel), Uruk , Akkad …

O que mais sabemos sobre Nimrod?
( Além de ser um dos melhores álbuns do Green Day? Eu não pude resistir ....)

O nome Nimrod vem da palavra raiz hebraica rebelde. Interessante.

Por que isso importa?
Porque no momento em que você começa a história sobre a torre de Babel, o que sabemos é que está sendo construída por um guerreiro muito, muito violento e poderoso, que também está construindo um monte de outras cidades e que seu nome está ligado com a idéia de se rebelar. Isto chama-se construção de um império. É o que acontece quando alguém, ou um grupo de pessoas, quer usar o poderio militar e domínio econômico para esmagar qualquer coisa e qualquer pessoa no caminho de seus planos.

Há outros detalhes que podem ter sido perdidos em nossas leituras anteriores desta história?
Sim. O que exatamente eles disseram uns aos outros sobre como eles estavam construindo a torre? (Eu também não poderia ter respondido a essa pergunta sem reler o texto).

O texto diz:

eles disseram um para o outro: "Venham, vamos fazer tijolos e cozê-los bem." Usaram tijolos em vez de pedra, e betume de argamassa.

Estes detalhes são enormes. Usaram tijolos em vez de pedra. Você já tentou construir algo alto com pedra?
É quase impossível. Por quê? Porque as pedras são de todas as formas e tamanhos diferentes e elas são difíceis de empilhar em cima umas das outras. Aborrecimento total.

Mas esta é uma história sobre tijolos. Alguém inventou o tijolo. Você pode fazer tijolos do mesmo tamanho, da mesma forma, você pode fazer tijolos para especificações exatas, para o que você está tentando construir. Como uma torre.

Se você tivesse construído coisas com pedra, por assim dizer, desde sempre, e então você começasse a usar tijolos, que perguntas você teria de imediato?

Provavelmente questionamentos do tipo

esses tijolos são incríveis, eles fazem todos os tipos de construção que não era possível antes,
que grandes coisas nós poderíamos fazer com esses novos tijolos?

Mas na história não é apenas de tijolos que estão construindo, eles também estão usando betume de argamassa. Argamassa é como cimento, mantendo os tijolos juntos.

Qual é um outro nome para esses detalhes como o tijolo e argamassa?
Tecnologia! Esta é uma história sobre, entre outras coisas, a tecnologia. Alguém inventou algo novo,
tijolo e argamassa - o que permitiu às pessoas fazer coisas que não tinham sido capazes de fazer antes.

E o que isso tem a ver com Nimrod?
Esta é uma história sobre o que acontece quando um poderoso guerreiro que está construindo um império
põe suas mãos em novas tecnologias e começa a usá-las para estabelecer-se como um deus, esmagando tudo e todos em seu caminho.

E o que isso nos diz sobre o mundo no qual o autor desta história estava vivendo?
Este foi um fenômeno novo. As pessoas estavam se espalhando, se dispersando e se estabelecendo em lugares novos e alguns foram ganhando cada vez mais poder e influência que afetaram todo mundo. (Sempre que você ouvir alguém dizer que empresas e bancos de Wall Street têm se tornado muito poderosos, você está ouvindo ecos de um mesmo sentimento, milhares de anos mais tarde ... ) A história reflete uma crescente conscientização e preocupação de que existe um bem maior para a humanidade do que o forte dominando o fraco, os poderosos esmagando os desprovidos de poder, os orgulhosos elevando-se até um status divino. Imagine passar a vida toda construindo pequenos muros de pedra e, em seguida, fazer uma viagem para Babel e ver as pessoas trabalhando em uma torre feita de tijolos. Ela pode ter sido inspiradora, mas também podemos presumir que ela tenha sido aterrorizante. Se alguém pode fazer isso, o que mais ele pode fazer? Ou, para colocar mais um lado da questão, o que não poderia fazer? (Imagine se outros países têm bombas nucleares, e o seu país não. E imagine o que é não ter bombas nucleares, mas saber que um dos países que tem bombas nucleares realmente usou suas bombas nucleares na história recente, deixando cair as bombas em cidades reais onde pessoas vivem. Aterrorizante.)

O que essa história nos diz sobre o que significa ser humano?
Nós temos um tremendo poder e capacidade, como seres humanos. Podemos inventar coisas e construir coisas, sonhar outras e construí-las. É extraordinário, e é para ser comemorado e apreciado! (Diga comigo agora : . . . . . . HD, tela plana, Chipotle (pimenta mexicana), Amanditas, Pranchas de surf, qualquer coisa feita pela Apple, botas da Clarks Desert, guitarras Rickenbacker... Eu poderia continuar. E você também).
Nós também temos a capacidade tremenda de usar nossas energias e mentes e poder e habilidades para promover os nossos próprios fins e ganância e a construção de um império à custa dos que nos rodeiam,
tornando o mundo cada vez menos uma casa tranquila, onde todo mundo está prosperando.

Tem mais?
Sim. Talvez o verdadeiro poder dessa história é o assombroso aviso que ela nos traz de que, quando fazemos tudo girar em torno de nós mesmos e nossa acumulação e nosso ego e nosso poder e nosso desejo de governar - quando nos tornamos muito cheios de nós mesmos, muito obcecados com a nossa própria importância, também fixados em elevar-nos ao topo do topo da torre que estamos construindo
(e todos nós sabemos quais são essas torres, de todas as formas e tamanhos), Deus (ou qualquer palavra que você tem para ele) tem infinitas, inteligentes, e inesperadas formas de embaralhar nossos esforços,
frustrar os nossos planos, e às vezes até confundir a nossa língua, então nós.... balbuciamos (nota de tradução: no original Rob Bell fez um trocadilho com a palavra Babel e babble em inglês, que significa balbuciar, falar confusamente).


Nenhum comentário:

Postar um comentário