Série
de reflexões sobre a Bíblia, escrita e publicada originalmente em
inglês, no tumblr, pelo próprio autor Rob Bell e sua equipe.(http://robbellcom.tumblr.com/post/66107373947/what-is-the-bible).
Transcrito
e adaptado para portugues por Marcus Vinicius Epprecht com
autorização do autor. Proibida a reprodução para fins comerciais
ou qualquer forma de ganho sobre este texto sem a autorização
expressa do autor e do tradutor.
Revisado
por Felipe Epprecht Douverny.
Publicado
em português simultaneamente nos seguintes endereços:
Parte
3. Peixe #1
...
Então Pul, rei da Assíria, invadiu a terra …
Tiglate-
Pilesar, rei da Assíria , veio ... e deportou o povo …
Salmanasar,
rei da Assíria, marchou contra Samaria e a sitiou...
a
partir de 2 Reis 15 e 18
Invadiu
Deportou
Sitiou
Invasão
é o que acontece quando você levanta um exército e, em seguida,
marcha para outro país e o domina com o uso da força, do poder e da
violência.
Deportar
é o que acontece quando se captura os habitantes do país invadido e
forçosamente tira o povo desse país de suas casas e empregos e
cidades e terra e, em seguida, os leva para longe.
Sítiar
é o que acontece quando se cerca uma cidade com o seu exército e
fazendo isso se corta o suprimento de alimento e água dessa cidade,
de modo que, após muitas pessoas passarem fome, sofrerem e
morrerem, elas acabam desistindo de resistir e se rendem.
Os
assírios, em outras palavras, eram maus. Desagradáveis, brutais,
violentos, opressivos - os assírios tornaram a vida miserável para
os israelitas. Ano após ano, após ano.
É
durante essa época que surgiu uma história sobre um homem chamado
Jonas.
Jonas
era um israelita.
E
de acordo com esta história em particular, o Deus de Jonas diz a
Jonas para levar uma mensagem à grande cidade de Nínive.
E
Nínive estava na ... Assíria.
Assíria?
Nosso pior inimigo? Os infiéis odiados que transformaram a vida do
nosso povo num verdadeiro inferno várias e várias vezes? Você quer
que eu vá para o centro da besta e faça algo de bom para eles?
Sério?
Jonas
não quis saber de nada disso e por isso partiu para o porto mais
próximo, tomou um navio, e navegou na direção oposta.
Claro
que ele fez isso.
Você
pularia num barco também!
(Nota
: Muitas vezes, esta história é contada de tal maneira que a
desobediência de Jonas é o ponto chave da primeira parte, e “Veja
a seguir o que acontece quando não fazemos o que Deus nos diz para
fazer.” Mas como você imagina que o primeiro público dessa
história teria reagido quando Jonas não vai para Nínive? Eles
odiavam os assírios. Será que eles se concentrariam em sua
desobediência ou teriam aplaudido Jonas, com quem provavelmente
estavam totalmente identificados? )
Assim,
ele fica no barco, uma tempestade vem, há uma discussão entre a
tripulação sobre a causa da tempestade, eles determinam que ele,
Jonas, é o problema, eles decidem jogá-lo ao mar, ele é engolido
por um peixe, ele ora na barriga do peixe, o peixe o cospe, então
ele vai para Nínive, os ninivitas são fantasticamente receptivos à
sua mensagem, e, em seguida, a história termina com ele tão
deprimido que ele quer se matar por causa de uma planta.
(Você
não pode inventar uma coisa dessas)
Há
tanta coisa aqui, onde eu começo?
Nós
vamos chegar ao engolido
por um peixe
em breve, mas, primeiro, vou começar com a simples estranheza dessa
história.
Você
presumiria que uma história contada por israelitas sobre assírios
se limitaria a categorias bastante simples e diretas de bom e mau,
certo e errado, justo e ímpio?
Mas
o israelita nesta história, aquele que supostamente segue a Deus,
corre na direção oposta de Deus. A palavra que é usada é fugir.
Jonas foge.
Ele, então, acaba em um barco cheio de marinheiros " pagãos"
que oram.
E
enquanto eles estão orando para a tempestade parar Jonas não o faz.
Jonas dorme.
Os
pagãos, os marinheiros pagãos fizeram todos os tipos de perguntas
para tentar descobrir por que essa tempestade veio sobre eles, apenas
para descobrir que Jonas é o problema, algo que Jonas sabia o tempo
todo.
E
então, quando ele finalmente chega a Nínive, depois que ele
resistiu a Deus mais de uma vez, estes horríveis e desagradáveis
assírios se tornaram abertos à mensagem de Deus, realmente abertos
- tão abertos que o rei ordena:
...
Que os homens e os animais sejam cobertos de saco.
Pano
de saco era o que se usava quando se estava clamando a Deus, quando
você estava extremamente consciente de seus pecados, quando você
estava pedindo a misericórdia de Deus. O rei ordena que todos se
arrependam e vistam-se de saco, incluindo os animais!
(Animais
arrependidos ? O q...!? .... Um detalhe bastante surreal, para dizer
o mínimo. Uma das muitas dicas de que o autor tem um objetivo maior
em mente ... ao qual nós vamos chegar em breve.)
(Outra
questão sobre esse ponto: quando você lê a Bíblia e identifica
partes estranhas como animais vestindo saco, tome nota dessas partes
estranhas, porque geralmente elas estão lá por alguma razão...).
Estamos
familiarizados, no mundo moderno, com estruturas que veem as coisas
em termos dualistas: existem as pessoas boas, e depois há as pessoas
más, não é a coisa certa a fazer, não é a coisa errada a fazer,
há pessoas que precisam de salvação, e depois há as pessoas que
realizam a salvação.
Mas
nesta história as categorias estão todas embaralhadas. O
supostamente justo israelita é desafiador e preguiçoso e aparenta
ser um tolo / idiota, enquanto os pagãos supostamente maus e
perversos são receptivos e abertos à mensagem de Deus para eles.
E
então, no final, depois que Jonas teve uma mudança de coração e
viu essa grande mudança, milagrosa, no coração dos ninivitas bem
diante de seus olhos, ele fica tão chateado com isso que quer
morrer.
.
Ele
diz para Deus:
Eu
sabia que você é um Deus clemente e compassivo, tardio em irar-se e
cheio de amor, um Deus que abranda o envio de calamidades.
E
então ele acrescenta:
Agora
Senhor, tira a minha vida, pois é melhor, para mim, morrer do que
viver.
Que
história bizarra!
Uma
história em que nenhum dos personagens faz o que se espera que eles
façam. O que levanta as questões:
Então,
por que essa história sobreviveu?
O
que as pessoas acharam de importante nessa história para que valesse
a pena contá-la e preservá-la?
O
que isso nos diz sobre como eles entendem quem são e quem é Deus?
Várias
respostas.
Em
primeiro lugar, esta história é sobre um homem, mas também sobre
uma nação. Jonas não quer ir para Nínive, porque os assírios
tinham tratado os israelitas horrivelmente. A história faz a
pergunta:
Pode
Jonas perdoar os assírios?
o
que é realmente a questão
Pode
Israel perdoar os assírios?
Jonas
está irritado no final,
com
raiva porque Deus foi tão gentil com eles.
Claro,
Jonas está irritado.
Quando
você não perdoou alguém que o ofendeu e, em seguida, algo de bom
acontece com ele, quando ele é abençoado ou recebe misericórdia ou
experimenta um favor - isso é enfurecedor.
O
que nos leva a um tema maior da Bíblia: de acordo com o que está se
desenrolando até Jonas ficar em um barco, Israel tinha um chamado
desde o início de sua história (Gênesis 12 para ser mais preciso )
para ser uma luz para o mundo, para mostrar ao mundo o amor redentor
de Deus.
Um
chamado que eles não atenderam.
Há
uma pergunta, então, que se esconde na história de Jonas:
Você
pode perdoar o seu pior inimigo e ser um canal através do qual o
amor redentor de Deus pode fluir para ele?
É
uma pergunta para Jonas
porque
é
a questão para Israel.
É
por isso que o livro de Jonas não termina com uma conclusão ou uma
sentença ou detalhes sobre o que Jonas faz em seguida.
O
livro termina com uma pergunta, uma pergunta que Deus tem para Jonas:
Eu
não deveria estar preocupado com aquela grande cidade?
É
uma pergunta para o personagem Jonas na história,
mas
num nível muito mais significativo,
é
uma questão que o autor está colocando ao público,
um
público que só podemos concluir que teria muitas, muitas razões
pessoais para responder ...
não.
Dito
isso, o que acontece com a parte do peixe?
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